10 dicas de como preservar a vida útil da bateria do notebook

bateria-notebook

bateria-notebook

Nos últimos anos os notebooks deixaram de ser um artigo de luxo com preço alto e poucas pessoas usando para se tornar um item popular. Muita gente começou a usar um notebook e não sabe como lidar com a questão da bateria dele, uns deixam sempre fora da tomada, outros mantém ele só ligado nela e outros fazem simpatia para bateria não viciar, mas como preservar a bateria? É fácil, confira algumas dicas:

1 – Baterias de ion de lítio (Li-on) não viciam – Assim como as baterias de celulares novos, essas não viciam, então não precisa mais ficar preocupado com isso.

2 – Fuja do calor – Segundo o pessoal do Tecnoblog, as células da bateria, quando expostas ao calor, se deterioram, por isso evite deixar seu notebook em lugares quentes. Neste mesmo caso, elas podem vazar, ou até explodir.  Então não use o laptop em cima da cama, ou em superfícies que tampem sua ventilação, é perigo na certa.

3 – Utilize ele sempre ligado na tomada - Desta forma você guarda a carga da bateria para quando realmente precisar dela.

4 – Não use a bateria até descarregar completamente – Isso mesmo, ao descarregar por completo elas podem perder a capacidade de carregar. Então deixe sempre uma carga mínima e não demore muito para recarregar.

5 – Evite descargas rápidas – A durabilidade da bateria é menor quando submetida a descargas rápidas, por isso gravar DVDs no notebook usando a carga das baterias não é uma boa idéia.

6 – Baterias não são eternas – De acordo com o Clube do Hardware, a vida útil de uma bateria de notebook varia de 500 a 800 ciclos de carga/descarga. (feita para durar de 2 a 3 anos com uso racional, claro). O uso intenso da bateria, por exemplo: executivos, vendedores externos, a vida dela não deve passar de 1 ano devido ao grande volume de ciclos carga/descarga.

7 – Sem energia tire o cabo – Se deu queda de energia por mais de 1 minuto retire o cabo de força do notebook.

8 – Calibre a bateria – Veja como a HP ensina a calibrar nesse tutorial: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?lc=pt&dlc=pt&cc=br&docname=c00374464 (a HP fala de descarregar, até o computador desligar, mas cuidado para não descarregar mais do que isso ou deixar muito tempo sem recarregar)

9 – Se for guardar, deixe com 40% - Essa dica é do site Juris Pró, segundo estudos realizados pela Battery University, toda a bateria de Lítio-Ion resiste melhor ao passar do tempo com 40% da sua carga.

10 – No colo não – O Instituto de Reprodução Humana da Universidade do Estado de Nova York liberou um estudo polêmico que indica que o aquecimento dos laptops quando estão no colo de seus usuários pode estar diretamente ligado à queda da fertilidade masculina. Leia mais aqui: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122004/10122004-2.shl

Posts Relacionados:

  1. Como limpar o monitor LCD do PC ou do notebook
  2. Ganhadora da bolsa para notebook
  3. Dicas para não se dar mal na compra do próximo celular
  4. E o ganhador da bolsa para notebook é…
  5. Sistema facilita a vida de profissionais da saúde

Sobre lucas