Site corrige textos de acordo com nova ortografia

A reforma ortográfica chegou e está em vigor desde janeiro de 2009, mas as dúvidas persistem.O site Ortografa! oferece um corretor ortográfico bem simples, mas adaptado já ao Acordo. “O Ortografa! nasceu de uma súbita ideia quando o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa começou a ser adotado no início de 2009. A funcionalidade é simples: digite sua frase que o sistema procurará trocar as palavras para a ortografia correta. Caso ele não consiga — certamente por haver alguma ressalva — ele mostrará uma dica para você se guiar nos seus textos”, explica o criador do site, Ramon Bispo.

O webmaster lembra que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) ainda não está disponível. “Ele é o documento oficial (registro) da grafia das palavras no Brasil e somente a partir dele o Ortografa! poderá ter seu catálogo de correções completado.Todas as dicas são baseadas no Guia Prático da Nova Ortografia da editora Melhoramentos e pesquisas diversas”, alerta. 

Os brasileiros terão quatro anos para se adequar às novas regras, entre 2009 e 2013 serão aceitas as formas antiga e nova como corretas, mas depois só a definida pelo Acordo feito entre os países lusófonos. Segundo o guia da Abril, ainda há questões controversas: “principalmente no que tange ao hífen em palavras compostas. Essas questões só serão esclarecidas com a nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a ser publicado pela Academia Brasileira de Letras”.

Acesse o site clicando aqui: http://ramonpage.com/ortografa/

Saiba mais sobre o funcionamento do site no blog do Ramon: http://ramonpage.com/2009/01/11/ortografa-reforma-ortografica-num-clique/

O Notícias Digitais já escreveu sobre isso, clique aqui para conhecer alguns sites com dicas: http://www.noticiasdigitais.com.br/dicas/50-ss/352-reforma

 

Posts Relacionados:

  1. Site lê textos e transforma em MP3
  2. Sites ajudam a tirar dúvidas sobre a reforma ortográfica
  3. Aurélio 2.0 tira dúvidas sobre a reforma ortográfica
  4. Governo tem site para download de livros e mp3
  5. Projeto quer facilitar a compreensão de textos da internet

Sobre